As Olimpíadas tiveram início na Grécia e surgiu por volta do ano 776 a.E.C. Os jogos eram realizados em honra ao deus Zeus e aconteciam na cidade de Olímpia, em intervalos de quatro anos. Enquanto o evento era realizado, havia uma trégua nos conflitos e guerras, e esse período de suspensão das batalhas era chamado de Paz Olímpica. Esse armistício era necessário para se manter a segurança dos atletas.

Somente homens, não escravos e falantes do idioma grego eram permitidos de competir. Várias eram as modalidades de competição, mas se destacavam o arremesso de disco, corrida, luta, natação, pentatlo, salto a distância, dentre outras. Os vencedores recebiam uma coroa de louro ou de folhas de oliveira. Vencer a antiga Olímpiadas representava uma grande honra e estes eram tratados como heróis em suas cidades. A última edição dos Jogos Olímpicos da antiguidade ocorreu em 393 E.C, quando o imperador romano Teodósio I proibiu qualquer evento que honrasse aos deuses.

Os Jogos Olímpicos da Era Moderna foram iniciados no ano de 1896 e a primeira edição foi realizada em Atenas entre os dias 6 e 15 de abril, contando com a participação de 14 países e 241 atletas. Essa primeira competição foi realizada no Estádio Panatenaico, que foi todo construído em mármore branco, com a matéria prima tendo sido extraída do Monte Pentélico, que fica a nordeste da capital grega.

Grécia Para Brasileiros

Somos um portal dedicado a abordar tudo que diz respeito a esse fascinante país. Somos apaixonados por essa terra e por termos a convicção de que a Grécia não se resume ao turismo e a cultura, nos propomos a apresentar um conteúdo variado e diferenciado.

Outras Curiosidades

0 Comentários

Deixe o seu comentário