Os mais belos edifícios que foram construídos na antiga Atenas e que até os dias de hoje estão de pé para podermos admirar, foram erguidos utilizando mármore. Temos como maiores exemplos o Partenon, no alto da Acrópole, o Arco de Adriano, o Estádio Panatenaico (Kallimármaro), dentre muitas outras construções.
Mas imaginamos que naquela época não deveria ser um trabalho fácil extrair a rocha da montanha e direcionar para as construções. Mas não há nada que não possa piorar, pois além das dificuldades técnicas de extração da época, a pedreira que fornecia o material está situada a nordeste da cidade de Atenas, a uma distância de 16km. Trata-se do Monte Pentélico e que tem uma altitude de 1.109 metros. A rocha, famosa desde a antiguidade, tem a cor branca com um amarelado muito leve, que com a incidência da luz do sol irradia um tom dourado. Dá para imaginar a maravilha que deveria ser a vista do Partenon em seus tempos áureos.
A pedreira do Monte Pentélico é tombada por lei federal e a extração do mármore só é permitida para se obter material para a reconstrução dos edifícios da Acrópole.