Imagem: Acervo Grécia Para Brasileiros

Nos últimos anos, temos visto com uma grande frequência a bandeira grega nos noticiários ou em matérias de jornais e revistas. Ela normalmente aparece nessas mídias sendo carregada pelo povo em manifestações de apoio ao seu país, seja para lembrar algum fato marcante do passado ou para protestar contra algo que afetará aos seus cidadãos ou sua nação.

Mas o povo grego não demostra o seu amor pelo país somente em grandes eventos ou nas manifestações, mas também no seu cotidiano. Não é incomum você caminhar pelas ruas da capital grega, Atenas, ou qualquer outra cidade do país, e encontrar a bandeira hasteada ou mesmo pendurada nas casas ou nos comércios. Quando não há a bandeira, muitas residências são pintadas com as cores nacionais ou possui algum outro detalhe que possa lembrar o seu patriotismo.

Não há necessidade de ser um grande especialista em bandeiras para se reconhecer a da Grécia, já que a mesma é bem conhecida, e porque não dizer, famosa. Mas você conhece o significado e os símbolos dos elementos que integram a bandeira grega? Se não, a partir de agora, através desse artigo, você descobrirá que além de ser um lindo pavilhão, ela tem os seus simbolismos.

A bandeira grega no seu formato atual, foi primeiramente adotada como estandarte nacional em 18 de agosto de 1970, mas com o tom azul mais escuro. Na realidade, a bandeira foi criada em janeiro de 1822, mas apenas era utilizada no mar, pela marinha mercante e em serviços no exterior. Esse padrão permaneceu de 1970 até 1975, quando outro modelo foi adotado. Mas em 22 de dezembro de 1978, esta versão da bandeira foi restaurada, mas com o tom do azul mais claro.

A bandeira é composta por nove listras horizontais, sendo 5 azuis e 4 brancas, intercaladas entre as cores, e no canto superior esquerdo, uma cruz branca em um quadrado com fundo azul. A cruz corresponde à tradição cristã da Grécia, representada pela Igreja Ortodoxa Grega, a religião tradicional do país. Cada uma das nove listras equivale a uma sílaba da expressão "Liberdade ou Morte" (Ελευθερία ή Θάνατος - Elefthería í Thánatos), que é o lema do país. Esta frase foi utilizada em 1821 durante a guerra de independência contra o Império Otomano, e que simboliza e ainda inspira os gregos atuais contra qualquer tipo de tirania. No que se refere às cores, o azul representa o céu e o mares da Grécia, principalmente o Egeu, e o branco simboliza as nuvens do céu e as ondas do mar. Esse simbolismo das cores e das listras equivaler à expressão, trata-se de uma interpretação da maioria, pois não há qualquer confirmação oficial do Estado grego. Outras versões sobre a explicação dos elementos da bandeira existem, mas as que mencionamos são as mais utilizadas.

Imagem: Acervo Grécia Para Brasileiros

A proporção oficial da bandeira grega é 2:3, ou seja, 2 metros de altura por 3 metros de comprimento. E uma curiosidade interessante, os gregos não se referem ao estandarte como bandeira, mas ela normalmente é referida como "Γαλανόλευκη" (Galanólefki - branco e azul) ou "Κυανόλευκη" (Kyanólefki - ciano/azul celeste e branco).

A bandeira e as suas cores nacionais refletem o orgulho que o povo grego sente pela sua pátria, uma honra que se mantém forte e viva, sobrevivendo ao longo dos séculos. Um orgulho que tremula imponente do alto da Acrópole de Atenas.

Grécia Para Brasileiros

Somos um portal dedicado a abordar tudo que diz respeito a esse fascinante país. Somos apaixonados por essa terra e por termos a convicção de que a Grécia não se resume ao turismo e a cultura, nos propomos a apresentar um conteúdo variado e diferenciado.

Outros Artigos

0 Comentários

Deixe o seu comentário