➽ 1 colher de sopa de azeite de oliva extra-virgem
➽ Farinha branca – aproximadamente 60 gramas
➽ 1 fatia quadrada e grossa de queijo kefalotyri (mas também pode ser usado o graviera, kasseri, feta ou outro queijo amarelo de dureza média, porém macio - exemplo, o provolone ou pecorino) – aproximadamente 120 gramas
➽ 1 Limão
Pegue uma fatia do queijo e adicione na água fria e em seguida passe ele na farinha. Sacuda levemente para remover o excesso da farinha.
A seguir, pegue uma frigideira e em fogo médio, esquente uma colher de sopa de azeite de oliva extra virgem. Quando estiver bem quente, adicione o queijo na panela e deixe fritar por aproximadamente 2 minutos. Passado esse tempo, pegue uma espátula e cuidadosamente vire o queijo, deixando por mais 2 minutos. Lembrando que ambos os lados devem ficar dourados.
Repita todo o procedimento acima, para fazer mais fatias de Saganaki.
Retire o queijo da frigideira e coloque em um prato, adicionando a gosto, o sumo espremido do limão. E a Saganaki está pronta para ser servida e degustada.
O Saganaki é muito bem vindo se acompanhado de Keftedes (receita), Spanakópita (receita), Tzatziki (receita) ou mesmo uma salada verde qualquer.
➤ Cada fatia de Saganaki deve ter o tamanho mínimo de 11cm x 11cm e a espessura de pelo menos 1,5cm. Se ficar menor que essas dimensões, o queijo vai se desfazer.
➤ O Saganaki deve ser consumido imediatamente após o preparo, pois ele endurece com o passar do tempo. Assim sendo, caso ele vá acompanhar outras iguarias, deve ser o último a ser preparado e servido logo em seguida.