Em um anúncio oficial, o governo grego, através do ministro do Turismo, Harry Theocharis, definiu a data para a reabertura das fronteiras do país e consequentemente, permitindo a entrada de turistas estrangeiros.
Segundo o planejamento, a intenção é permitir que os visitantes possam visitar o país a partir do dia 14 de maio de 2021, desde que as condições de saúde e da pandemia o permitam. Essa abertura está sendo considerada estratégica, tendo em vista que aumentou o interesse dos viajantes europeus no destino Grécia e tem o potencial de reaquecer parte da economia do país, que tem no turismo uma grande fonte de renda, já que o setor representa mais de ¼ do Produto Interno Bruto (PIB).
Mas o controle da pandemia continua sendo uma preocupação máxima das autoridades gregas e alguns requisitos foram impostos aos futuros visitantes: o turista estrangeiro necessitará estar imunizado com a vacina contra a Covid-19, possuir anticorpos contra o vírus ou apresentar exames com resultados negativos para o coronavírus. Além dessas exigências, ainda poderão ser solicitados aos visitantes, novas testagens no momento do desembarque no país e a opção do isolamento temporário no quarto do hotel não está descartada.
Apesar de não ter sido divulgada uma lista de países liberados para o ingresso dos seus turistas, o ministro Harry Theocharis deixou claro que nesse momento inicial e que funcionaria como uma avaliação, seriam beneficiados os turistas da própria Europa e de países onde as campanhas de imunização estejam em estágios adiantados.
Mesmo com números considerados altos na transmissão do Covid, a pandemia na Grécia teve um impacto muito menor em comparação aos seus vizinhos europeus. Enquanto na Alemanha, França, Itália, Polônia, Reino Unido e Turquia, os números de óbitos ultrapassam os 100 mil ou mesmo milhões, as vítimas fatais em território grego não atingiram a marca dos 10 mil.
A medida visa estimular o turismo na próxima temporada de verão grego e que esse ano deverá ser estendido até o período do outono, ou seja, até o mês de dezembro. Em 2018, a Grécia recebeu 33 milhões de turistas estrangeiros e em 2019 o número atingiu 34 milhões. Em 2020, mesmo em plena pandemia, 6 milhões de pessoas visitaram o país.