Na sexta-feira, dia 25 de dezembro, a Grécia recebeu seu primeiro lote de vacinas que serão usadas na imunização da população. Nessa primeira remessa, foram disponibilizadas 9.750 unidades e produzidas pelos laboratórios Pfizer/BioNTech.
As vacinas serão enviadas para estabelecimentos que possuem as especificações necessárias para o armazenamentos desses medicamentos e a partir daí, serem distribuídas aos postos de vacinação. Os primeiros que serão imunizados são os profissionais de saúde e que atuam na linha frente contra o Coronavírus e àquelas pessoas que vivem em instalações fechadas.
As primeiras vacinações ocorrerão neste domingo, dia 27 de dezembro, em cinco hospitais da região de Atenas. Inclusive, neste mesmo dia, serão imunizados o primeiro-ministro Kyriákos Mitsotákis e a presidente Katerina Sakellaropoulou.
Já na segunda-feira, 28 de dezembro, as vacinas chegarão a hospitais de referência nas cidades de Ioannina, Larissa, Patras e Tessalônica. Os profissionais de saúde dessas regiões serão vacinados no dia 29 de dezembro, terça-feira.
Segundo o cronograma oficial, outros lotes de imunizadores desembarcarão no país. Até o dia 30 de dezembro, mais 83.850 unidades serão disponibilizadas pelas fabricantes Pfizer/BioNTech. Já até o final de janeiro de 2021, a Grécia receberá outras 429 mil doses e em fevereiro chegarão mais 333.450 unidades. No mês de março, os números totalizarão mais de 1.200.000 doses e que estão sendo produzidas pelos laboratórios Pfizer/BioNTech.