Depois de quase dois meses de isolamento social em decorrência da pandemia do Coronavírus, a população grega já pode começar a pensar em planejar a sua vida, já que o governo anunciou um plano de reabertura do país.

A estratégia elaborada pelas autoridades, prevê o afrouxamento da quarentena de forma gradual e que durará ao longo dos meses de maio, junho e julho.

Dentre os países do bloco europeu, a Grécia foi um dos mais bem sucedidos no combate ao covid-19 e sendo capaz de impedir a proliferação desenfreada da doença. Com as 140 vítimas fatais contabilizadas até o dia 01 de maio de 2020, esse número revela um grande sucesso, em comparação aos seus vizinhos Espanha, França, Itália e Reino Unido, que atingiram a triste marca de mais de 20 mil mortos cada um.

Durante esse longo período de quarentena, todos os estabelecimentos e atrações turísticas permaneceram fechados, com exceção de bancos, supermercados, farmácias, dentre outras exceções consideradas essenciais. E o indivíduo que fosse abordado na rua pelas autoridades policiais e não comprovasse a sua saída como indispensável, estaria sujeito a uma multa de 150 Euros. Mas essa regra rígida foi vital e contribuiu para que o vírus permanecesse sob controle. Mas agora, o primeiro-ministro do país detalhou os planos de relaxamento gradual do isolamento, sendo o cronograma:

☛ 04 de maio de 2020 - Moradores poderão circular livremente em sua área de residência (municipalidade), sem a necessidade do preenchimento de formulários policiais ou o envio de mensagens SMS. A partir dessa data, pequenos estabelecimentos estarão autorizados a funcionar, como por exemplo, livrarias, lojas de eletroeletrônicos, materiais esportivos, salões de beleza (com hora marcada), dentre outros, e também, igrejas (somente para culto privado, ou seja, acesso de pessoas para preces individuais. Não haverá serviço religioso com aglomeração). Atividades físicas poderão ser praticadas nas praias e ambientes abertos.
☛ 11 de maio de 2020 - Reabertura do restante do comércio e algumas escolas para estudantes que compreendem as idades entre 16 e 17 anos.
☛ 17 de maio de 2020 - Liberação dos serviços religiosos nas igrejas, mas sob o cumprimento de regras rígidas de distanciamento social.
☛ 18 de maio de 2020 - Outros setores serão autorizados a retomar as suas atividades, como por exemplo, atrações turísticas e sítios arqueológicos/históricos. Também a partir dessa data, ficará permitido o deslocamento em território nacional (exceto as ilhas, que permanecerão restritas aos residentes).
☛ 01 de junho de 2020 - Hotéis, restaurantes, shoppings e lojas de departamentos terão o seu funcionamento liberados. Os voos domésticos também serão restabelecidos nesta data. Ginásios e arenas esportivas também serão reabertos, mas alguns eventos poderão ser cancelados ou realizados sem a participação de expectadores.

Mesmo com essas medidas que flexibilizam a quarentena, regras sanitárias e protocolos de distanciamento social serão mantidos e o uso de máscaras continuará obrigatório em locais públicos. O cidadão que for flagrado não utilizando a máscara, poderá ser penalizado com a multa de 150 Euros. Caso os casos de Coronavírus tornem a aumentar, esses planos de afrouxamento poderão ser revisados.

Mas se após ler esse texto, o seu impulso foi de disparar para o armário e tirar roupas e a mala de viagem, orientamos que nesse momento será necessário ter um pouco mais de paciência. Segundo o Ministro do Turismo, Harry Theocharis, o país só deverá se abrir para receber os turistas estrangeiros a partir do mês de julho. Mas ainda não há uma data definida.

Grécia Para Brasileiros

Somos um portal dedicado a abordar tudo que diz respeito a esse fascinante país. Somos apaixonados por essa terra e por termos a convicção de que a Grécia não se resume ao turismo e a cultura, nos propomos a apresentar um conteúdo variado e diferenciado.

Outras Matérias

0 Comentários

Deixe o seu comentário