Na última sexta-feira, dia 13 de março de 2020, as autoridades gregas anunciaram medidas drásticas para tentar amenizar o avanço do coronavírus no país. Locais públicos e estabelecimentos que possam vir a reunir aglomerações de pessoas, deverão permanecer fechados por pelo menos 15 dias.
O impacto dessas ações afetará diretamente no turismo, já que todos os museus e sítios arqueológicos em território grego estarão indisponíveis para visitação até o final do mês de março.
A indústria do turismo na Grécia já sente os efeitos dessa pandemia mundial. A procura por resorts nos balneários despencaram e na capital grega, Atenas, a taxa de ocupação nos hotéis está em torno dos 10%. No mesmo período do ano passado, a ocupação era de aproximadamente 70%.
Além das atrações turísticas, as autoridades de saúde do país resolveram pelo fechamento pelo prazo de 15 dias dos estabelecimentos comerciais que possam vir a reunir público, como bares, cafés, teatros, cinemas, academias, restaurantes, centros comerciais e shoppings. Escolas e universidades também manterão as suas portas fechadas. Algumas exceções serão permitidas, como farmácias e supermercados, que permanecerão abertos para que possam continuar a atender as necessidades básicas de sustento da população.
Até o presente momento, a Grécia relata 117 casos confirmados da doença, sendo uma vítima fatal.