Uma máscara de terracota com a imagem do deus grego Dioniso foi descoberta na Turquia. O artefato foi encontrado nas escavações da antiga cidade de Daskyleion, no extremo oeste do país. De acordo com os arqueólogos da Universidade Muğla Sıtkı Koçman e que encabeçam as pesquisas locais, a máscara é datada de aproximadamente 2.400 anos atrás.
A peça estava encoberta em uma área onde se localizava a acrópole, sendo esta, a mais importante região da antiga cidade. Segundo os pesquisadores, a máscara seria um utensílio votivo, ou seja, empregada para propósitos religiosos.
Segundo o Ministério da Cultura e Turismo turco, o objeto foi descoberto em um aposento que parece ter sido utilizado como cozinha e todos esses vestígios podem vir a esclarecer como os habitantes daquela época viviam.
Pesquisas divulgadas mostram que no passado essa região foi habitada por diversos assentamentos gregos. E de acordo com informações fornecidas por antigos moradores da localidade, usava-se uma máscara do deus Dioniso, quando se desejava se livrar de arrependimentos.