O que as cidades de Beirute, Damasco, Jericó, Jerusalém, Lisboa, Plovdiv e Xian têm em comum? E qual a relação destas com a Grécia? Calma, não se apresse, já iremos explicar! Todas essas e outras, estão no seleto grupo das cidades mais antigas do mundo e que permanecem continuamente habitadas, ou seja, desde a sua fundação, nunca deixaram de ser povoadas. Novamente questionamos, e o que a Grécia tem a ver com isso? Ok, vamos acabar com essa aflição e o suspense: três cidades gregas também integram essa lista, sendo que duas delas, ainda competem pelo título de mais antiga da Europa. Que tal conhecer conosco quais são elas?
A cidade que está localizada na Beócia, região da Grécia Central, é habitada sem interrupções desde 1.400 a.E.C. Mas escavações arqueológicas revelam que a região pertenceu inicialmente a um assentamento micênico e que já se tratava de um local importante na Idade do Bronze. Tebas foi a grande rival de Atenas, inclusive durante a invasão persa de 480 a.E.C., eles se aliaram a Xerxes para lutar contra os atenienses. Nos dias atuais, Tebas é uma cidade de aproximadamente 37 mil habitantes, com um movimentado comércio, mas também focada no turismo histórico/arqueológico.
Está cidade situada na Argólida, na região do Peloponeso, é considerada a mais antiga da Grécia e ainda continuamente habitada. Os primeiros assentamentos locais ocorreram por volta de 3.200 a.E.C, mas pesquisas arqueológicas identificaram uma aldeia neolítica na região. Além disso, a cidade foi um dos maiores núcleos do período micênico. Segundo relatos do historiador Heródoto, Argos foi a primeira grande cidade grega a se tornar uma potência no comércio do Mediterrâneo Oriental. A moderna cidade abriga aproximadamente 28 mil habitantes e tem como principais atividades, a agricultura e o turismo histórico/arqueológico.
Competindo com Argos pelo título de cidade mais antiga da Europa, está Atenas. Segundo estudos, a região que concentra a atual capital grega é continuamente habitada há pelo menos 7 mil anos. A fundação de fato da cidade, remonta ao período micênico, com vestígios de assentamentos humanos no alto da Acrópole. A importância mundial de Atenas se mantém até os dias de hoje, ao se reconhecer o seu título de berço da civilização ocidental e da democracia. A atual capital grega está localizada na região da Ática e possui uma população de mais de 650 mil habitantes, mas que se expande para aproximadamente 3 milhões e 800 mil pessoas, se levarmos em consideração a área metropolitana.
Essas cidades permanecem ativas e habitadas, mesmo tendo presenciado ou até mesmo resistido a todo tipo de infortúnio ou conflito, e nos presenteando nos dias de hoje com as mais belas construções e que nos faz admirar um grande passado de glórias!