Todo mundo já ouviu a expressão "presente de grego" para se referir a um brinde ou mimo que se deve desconfiar ou então, sendo algo que se ganha, mas que se transforma em uma surpresa ruim. Ou seja, um presente que se ganha, mas se converte em uma verdadeira cilada.
Mas você conhece a origem dessa expressão? Se não, descobrirá agora com essa curiosidade.
A expressão remonta a épica Guerra de Tróia, que colocou em campos opostos gregos e troianos. Helena, era esposa do rei Menelau de Esparta e possuía a fama de ser a mulher mais bela de seu tempo. Páris, filho do rei Príamo de Tróia, em viagem a Esparta, conheceu a encantadora Helena. Eles se apaixonaram, mas como ela era casada com o rei de Esparta, a solução foi ambos fugirem para Tróia, com as bênçãos da deusa Afrodite. Com essa fuga, as hostilidades entre gregos e troianos se iniciaram. Para recuperar Helena, os gregos decidiram atacar Tróia, mas após nove anos de investidas em um cerco frustrado, as muralhas se mantinham inabaláveis. Foi quando o guerreiro Odisseu teve uma ideia e recebeu o auxílio da deusa Atena. Construíram um gigante cavalo de madeira com o interior oco, onde os soldados gregos se esconderam. Os gregos simularam uma debandada e deixaram o cavalo no portão de entrada da cidade de Tróia. Os troianos observando o presente deixado, como um gesto de rendição dos gregos, trataram de levar o cavalo para dentro de suas muralhas e organizaram uma grande festa de comemoração. Após os festejos e quando a cidade toda dormia, os gregos saíram de dentro do cavalo, abriram os portões da cidade para que o exército penetrasse e dessa forma, Tróia foi capturada e destruída. Laocoonte, um personagem dessa história, chegou a declarar que tinha medo até quando os gregos davam presentes.
Como tivemos a oportunidade de observar, o que para os troianos parecia ser uma grande dádiva, se transformou em um grande malefício. Vem daí, o termo "presente de grego", quando algo que aparentemente parece ser bom ou prazeroso, mas que na verdade se converte em uma situação desagradável ou nos proporciona uma verdadeira dor de cabeça!