Fotos: Eforato das Antiguidades de Corinto

Novas descobertas que revelam o passado estão aflorando na Grécia. Dessa vez, escavações encontraram tumbas na cidade de Corinto com aproximadamente 3.400 anos e que continham 20 esqueletos. Além das ossadas, foram também revelados nas câmaras funerárias alguns artefatos, que incluem jarros decorados de barro, bacias, figurinos, estatuetas e pequenos objetos semelhantes a botões.

Segundo os especialistas, as tumbas que estão localizadas no lado leste do cemitério de Aidonia, são da Idade do Bronze e datam entre 1.400 e 1.200 a.E.C.

Uma das tumbas teve a sua cobertura perdida e tudo indica que tenha desabado durante o final do período micênico, época em que ocorreu a ocupação do território grego. Mas mesmo sem a cobertura, as três sepulturas que se localizam dentro da tumba mantiveram os seus respectivos esqueletos. Ou seja, sobreviveram ao longo dos séculos, da ação dos saqueadores.

Todos os artefatos e as centenas de ossos encontrados, estão sendo analisados pela equipe de arqueólogos que exploram o local.

Apesar das tumbas só terem sido encontradas agora, o cemitério de Aidonia já era conhecido pelos arqueólogos desde os anos 70, quando pelo menos 20 túmulos foram descobertos. Mas na época, as sepulturas foram violentamente saqueadas após a descoberta. Segundo o Ministério Helênico da Cultura, uma análise das tumbas recém-descobertas poderá revelar maiores esclarecimentos a respeito da civilização micênica, que floresceu entre os séculos XVII e XII a.E.C.

Grécia Para Brasileiros

Somos um portal dedicado a abordar tudo que diz respeito a esse fascinante país. Somos apaixonados por essa terra e por termos a convicção de que a Grécia não se resume ao turismo e a cultura, nos propomos a apresentar um conteúdo variado e diferenciado.

Outras Matérias

0 Comentários

Deixe o seu comentário