Chipre e Grécia, duas nações independentes. Mas você sabia que existem muitas coisas em comum entre esses dois países europeus? Como a lista que descreve essa identidade em comum seria demasiadamente grande, destacaremos três pontos.

A língua é a primeira e maior afinidade entre os dois países, já que o idioma oficial é o mesmo, o grego. Apesar de Chipre ser dividida em dois territórios, já que em 1974 a Turquia arbitrária e ilegalmente invadiu a parte norte da ilha, a soberania grega-cipriota é reconhecida pela ONU e demais países, sobre toda a extensão do país. Segundo censo realizado em 2001, 77% da população da ilha é composta por cipriotas-gregos e consequentemente falam o idioma da sua pátria mãe, a Grécia.

A segunda equivalência é a religião, já que a maioria dos habitantes de ambos os países são adeptos da Igreja Ortodoxa. Em Chipre, aproximadamente 72% da população professa a fé da Igreja Ortodoxa Cipriota ou Grega e na Grécia o número atinge quase 92% dos habitantes.

O terceiro ponto em comum que destacaremos é o hino nacional, que é o mesmo em ambos os países. O Imnos is tin Eleftherian, ou seja, Hino à Liberdade, foi adotado pela Grécia no ano de 1865 e por Chipre em 1970. O texto do hino foi tirado de um poema que contém 158 estrofes, mas apenas as duas primeiras compõem a parte oficial da composição musical. A obra é uma composição do poeta Dionýsios Solomós e musicado por Nikolaos Mantzaros, e trata-se de uma ode a liberdade alcançada em 1821, após séculos de dominação otomana.

Aqui no Grécia Para Brasileiros, você ainda verá muitas outras matérias abordando o Chipre, pois para nós, o Chipre sempre será parte integrante da pátria mãe, Grécia!

Grécia Para Brasileiros

Somos um portal dedicado a abordar tudo que diz respeito a esse fascinante país. Somos apaixonados por essa terra e por termos a convicção de que a Grécia não se resume ao turismo e a cultura, nos propomos a apresentar um conteúdo variado e diferenciado.

Outras Curiosidades

0 Comentários

Deixe o seu comentário